Música do Blog

Papadocks - A Bata...
Terça-feira, 23 de Janeiro de 2007

Perguntas Frequentes Sobre Wrestling 1ª parte

Os combates de wrestling são reais ou tudo combinado?
Os combates de wrestling que vemos na TV, o professional wrestling, não são nem 100% reais nem tudo combinado. Os lutadores interpretam uma personagem que lhes é atribuída e têm que se manter fiéis às características da personagem. Para isso têm que representar situações, histórias com outros lutadores. O wrestling gira à volta de enredos e os combates já têm final pré-determinado para que o curso da história planeada possa ser seguido.

Qual é então a graça de ver combates e histórias que foram previamente preparadas?
A graça é a mesma que se tem ao assistir uma novela, um filme, uma série de TV ou um desenho animado. Eles podem saber o que vai acontecer, mas nós não sabemos, por isso mesmo vemos, esperando para ver o resultado final e o final dos enredos, quem ganha, quem perde, quem se separa, quem se une, etc. Não é a mesma coisa nos filmes, nas novelas, etc?

Então o wrestling funciona como uma novela?
Sim, de certa forma, e há mesmo quem lhe chame ”a telenovela masculina”, por misturar elementos desportivos e violentos. No wrestling existem as histórias entre lutadores, os bons, os maus, os que se “convertem”, as traições, etc. Depois existem as características das personagens, os cómicos (os “idiotas do sítio”), os brutos, os heróis, os inteligentes, etc. 

Os combates de wrestling não são teatro?
De certa forma, visto que os lutadores têm um guião com aquilo que devem fazer ou dizer. Muitos golpes ou sequências de golpes são coreografados para serem mais espectaculares . É um teatro violento.

Os combates de wrestling são totalmente ensaiados?
Muita gente pensa que sim, mas a verdade é que não. Quando os lutadores sobem ao ringue, apenas sabem se a sua personagem vence ou não o combate, como é o final do combate e quanto tempo é suposto o combate durar. Também existe um pormenor ou outro acertado entre os lutadores antes do combate, mas a ideia de que todos os golpes são ensaiados antes do combate é falsa. Durante o combate os lutadores têm maneiras de contactar uns com os outros para saberem o que fazer a seguir. Isso inclui linguagem gestual e em certas ocasiões falam, evitando que o público perceba.
 Só os combates muito importantes e que tenham que envolver golpes ou sequências de alto risco são mais ensaiados antes do que o habitual.

São os lutadores que preparam os combates?
 Não, os lutadores são meros "empregados" e têm chefes, tal como nos outros empregos. Quem prepara os combates e as storylines são os chamados bookers. Os bookers escrevem os guiões entregam-nos aos lutadores que têm que seguir o que está escrito. É semelhante ao escritor de um filme ou novela e aos actores que seguem o guião para interpretar a personagem. É de salientar que às vezes lutadores assumem a função de booker ou pressionam os bookers com ideias, geralmente boas para as personagens que interpretam.

Os golpes que os lutadores fazem são reais?
 Muita gente pensa que os lutadores não aplicam golpes a sério, mas isso é falso. Muitos golpes são bem reais e perigosos e lesionam com facilidade. Os lutadores treinam durante anos para conseguirem aguentar golpes que em qualquer pessoa não preparada ficaria gravemente lesionada num instante. O que acontece muitas vezes é que os lutadores (que se preocupam com a integridade física dos colegas) aplicam golpes sem usar a força máxima, e por isso muitas vezes os golpes parecem falsos. Mas nem sempre dá para evitar usar a força máxima e mesmo os lutadores treinados se lesionam com frequência.

Então sendo pré-determinado, o wrestling não é desporto?
 Esse argumento é usado por muita gente, mas lá por ser pré-determinado o wrestling não deixa de ser um desporto. A diferença com a maioria dos outros desportos é que no wrestling não há competição desportiva, mas não existem só desportos de competição. O wrestling enquadram-se na categoria de desporto de exibição. Se é uma modalidade realizada por atletas treinados e se os atletas usam as suas capacidades, inatas ou adquiridas, para praticar essa modalidade e se é necessário treino físico especial para a praticar, então o wrestling é um desporto.

Apesar do final dos combates serem pré-determinados, nunca aconteceu um lutador quebrar as regras e tentar por si mesmo fazer um final diferente do planeado?
 Provavelmente já aconteceu, mas se um lutador faz isso está metido em sarilhos com os bookers e o mais certo é ser despedido ou multado em termos salariais ou de carreira.

Os lutadores adversários não cooperam durante os combates para que estes saiam bem?
 Mesmo sendo “adversários”, cooperam para que muitos golpes saiam correctamente. De vez em quando é necessário que o adversário dê um “saltinho” ao ser levantado para facilitar o golpe, muitas vezes um lutador deixa-se dominar para que o adversário seja apreciado pelos fãs. Colegas de trabalho têm que cooperar para que tudo saia como previsto.

Por que os lutadores batem com o pé no chão quando dão murros e pontapés?
 É simplesmente para fazer barulho e aumentar a excitação do combate, muitas vezes de modo inconsciente esses barulhos aumentam a nossa excitação frente à acção. Eles sabem que não somos parvos e que sabemos e vemos perfeitamente que utilizam o pé para produzir aqueles barulhos.

Por que os lutadores não dão murros a sério?
 Não é o não dar murros a sério, mas no wrestling é proibido dar murros com a mão totalmente fechada e com a parte do punho. No wrestling só é permitido o murro “de pata de urso”, usado em algumas artes marciais, sendo realizado com a mão semi-fechada e com a parte de cima dos dedos. Tal proibição deve-se ao facto de murros com o punho porem facilmente um lutador K.O. e se acertarem nas sobrancelhas facilmente produz sangue, algo que muitas promoções de wrestling evitam que aconteça.

De que material é feito o ringue do wrestling?
O tapete do ringue é feito de tábuas de madeira, suportadas por ferros colocados perpendicularmente em relação às tábuas de madeira, distanciado do chão de cimento (sendo “ôco” por baixo, para amortecer mais as quedas), sendo forrado por cima com um tapete tipo tapete de judo. A maioria dos ringues modernos possui amortecedores por baixo da estrutura de ferro / madeira, o que permite a realização de mais golpes aéreos com menos danos comparados com os ringues antigos. As cordas podem ser feitas de corda propriamente dita (como na WWE) ou de aço sendo forradas com material diverso. Algumas promoções usam borracha (como a antiga WCW), outras usam um género de fita-adesiva que enrolam à volta do aço (como a WWE). Os postes do ringue são feitos de aço e não são ôcos. A escada que sobe para o ringue é feita de aço e é ôca. Os cantos do ringue, que ligam os postes às cordas são feitos de esponja e forrados com tecido. Na maioria das promoções são três por cada poste, noutras (como a NJPW e ROH) é apenas um por poste, que apanha todas as cordas. Convém ainda acrescentar que debaixo do ringue e às vezes colados aos postes com fita-adesiva estão microfones que aumentam o barulho das quedas.

As cadeiras que os lutadores usam para acertar uns nos outros são mesmo de aço?
Sim, são mesmo de aço, mas estão feitas de maneira a absorver a maior parte do impacto. Uma cadeira “normal” é mais perigosa, mesmo assim as cadeiras que eles usam aleijam bastante e muitas vezes ficam amolgadas. Os lutadores também amortecem o impacto ao acertar no adversário sem usar a força máxima (na maioria dos casos). Mesmo assim há os que abusam e deixam o adversário literalmente a “ver estrelas”!

E a escada de aço que usam para subir ao ringue e também para acertar no adversário, aleija?
 Curiosamente aleija menos do que aparenta. Parece ser pesada e quando alguém choca contra ela faz muito barulho, mas é feita de um aço fino. Além disso quando um lutador atira a escada para cima de outro atira de maneira que os cantos dos degraus não acertem na pele, o que pode magoar mais. 

E as outras armas usadas, de que material são feito e aleijam mesmo?
 Os martelos ou são de plástico forte, ou a serem mesmo de aço (que também acontece), o lutador não usa a máxima força ao usá-lo para atacar o adversário.
 Quanto a paus há vários tipos. Há os chamados ”singapore canes”, feitos de madeira e com aberturas, que faz bastante ruído com o impacto, mas aleija menos que aparenta (mesmo assim não deixa de aleijar). Há também os chamados steel pipes”, tipo “cano de água” que ou são de plástico forte, ou a serem mesmo de aço, igualmente se usa menos força quando se utiliza para atacar, o que não deixa de aleijar.
Em combates ou promoções mais
hardcore usam-se outros objectos:
Arame-farpado: pode ser real ou forrado com plástico nas pontas, se bem que na maioria dos casos é real e muito perigoso.
 Pioneses: os pioneses são sempre reais e realmente perfuram a pele. Acontece é que muitos ficam espetados nas cotoveleiras e joelheiras dos lutadores, o que reduz o número de pioneses com hipótese de ficar espetado na pele. Mesmo assim os que ficam fazem mesmo ferida.
Fogo: o fogo é obviamente real e objectos em chamas são muito perigosos, se bem que os lutadores evitam usá-los.

E quanto aos locais onde os lutadores caem, quais são perigosos e nem por isso?
 O tapete do ringue aleija relativamente e depois dos lutadores se habituarem a cair nele a dor diminui. Aleija bem menos que cair ao chão.
 Os colchões que estão à volta do ringue a forrar o chão na maioria das promoções, parecendo que não, aleijam um pouco mais que o tapete, pois são muito finos e os lutadores quando caem nele caem de uma altura geralmente superior à altura entre a última corda e o tapete do ringue.
O chão de cimento da qual a maioria das arenas são feitas aleija bastante e muitos lutadores se lesionam quando caem de cima do ringue para este chão, ou aleijam-se seriamente. A rampa usada em algumas promoções para os lutadores entrarem para o ringue (como a WWE) aleija mais que o tapete do ringue e menos que o chão de cimento.
As mesas, muito usadas desde há poucos anos, são feitas de material (madeira) barato, fino e que quebra facilmente. Não deixa de aleijar quando os lutadores caem de grandes alturas para cima de uma ou mais mesas e às vezes acaba por ser pior o facto de quebrar facilmente, pois ao quebrar facilmente não amortece a queda do lutador que acaba por sofrer o impacto do chão de cimento.
Em algumas promoções mais
hardcore usam-se ainda portas de madeira e vidro à volta do ringue. O vidro é real e muito perigoso e não são muitos os lutadores que têm coragem de lidar com ele. Quando caem em cima do vidro, este parte-se e os lutadores ferem-se realmente.

Em que situações os lutadores ficam a sangrar?
Por várias razões, ou acidentalmente, quando o lutador vai de encontro a um objecto perigoso e se fere, ou, na maior parte dos casos, é o próprio lutador que provoca o sangue, para aumentar a excitação do público.

Então quer dizer que, quando não é acidente, os lutadores usam sangue falso?
Na maior parte dos casos o sangue é verdadeiro. Raramente é falso, e quando é, é um líquido vermelho, semelhante a sangue, dentro de uma pequena cápsula, que o lutador guarda na tanga, nas calças, debaixo do ringue ou é-lhe dado pelo árbitro a dada altura. Quando ninguém repara, e depois de um golpe que possa provocar sangue, o lutador tira a cápsula do local onde a tem guardada e quebra-a, geralmente na testa. O líquido espalha-se pela cara e parece sangue.
Nos casos de sangue verdadeiro, a maioria dos casos, o lutador usa uma pequena lâmina. A lâmina pode estar escondida à mesma nas calças ou tanga, ou pode ser dada ao lutador pelo árbitro, num momento em que o público não repare, como por exemplo quando este sofre um golpe de desistência e o árbitro aproxima-se dele a perguntar se ele desiste. Depois de a ter em seu poder, e depois de um golpe que possa provocar sangue, o lutador afasta-se do campo de visão do público e câmaras, coloca a lâmina entre os dedos, de maneira a não se ver, e faz um golpe pouco profundo, geralmente na testa. Apesar de pouco profundo, estes golpes (conhecidos como ”blades”) fazem correr muito sangue que, misturado com o suor, provoca um efeito espectacular e bem realista. A razão que incentiva os lutadores a fazerem um blade job é na maior parte dos casos na forma de prémio monetário. O blade job pode ser considerado uma arte no wrestling, pois não são muitos os que se arriscam a praticá-lo e mesmo assim é preciso saber onde se pode fazer um golpe, pois se o golpe apanha um artéria vital pode ser muitíssimo perigoso!!...

Não dói quando um lutador se corta em acto de blading?
Dói pouco, pois eles sabem como o fazer, mas deixa uma ferida / cicatriz no local do corte que demora uma ou duas semanas a cicatrizar por completo. Pode deixar cicatriz permanente também.

Por que é que os lutadores praticam sempre o blading na testa?
Eles fazem o blade job na testa, pois aí há menos probabilidade de cortarem uma veia ou artéria, o que poderia ser muito perigoso.

As lesões dos lutadores são reais?
Depende, podem ser ou não. Quando geralmente se vê um lutador no ringue ser retirado numa maca depois do combate, essa “lesão” apenas faz parte da trama. No entanto as lesões reais são frequentes e são raros os lutadores que nunca se lesionaram. Na maior parte dos casos essas lesões só são conhecidas quando noticiadas e não damos pelo lutador ficar lesionado enquanto dura o combate, e às vezes nem mesmo ele! Quando “arrefece”, no pós-combate, é que dá por isso.

Às vezes vemos em alguns combates lutadores atirarem objectos em chamas à cara uns dos outros, nomeadamente bolas. Como fazem isso sem se queimarem?
Essas bolas são chamadas de fireballs. Essas bolas são feitas de papel flamejante misturado com uma substância chamada nitrocelulose que, quando acendida (geralmente com um isqueiro fornecido pelo árbitro), queima muito rapidamente e produz uma chama por poucos segundos. O lutador atira a fireball ao adversário depois de a acender e, se o tempo for calculado correctamente, a bola "explode" na cara do adversário, trazendo danos mínimos a este. Nenhum lutador até à data ficou com a cara queimada com este processo (felizmente).

Como é que os lutadores pintam a língua?
Vários lutadores fazem isso, pois faz parte da personagem (exemplo - Adam Bomb). É fácil de fazer, basta comer um chupa-chupa que liberte um corante (conhecido em Portugal como "pinta-línguas") e que é absorvido pela língua temporariamente.

Como é alguns que os lutadores atiram aquele líquido colorido da boca que parece uma névoa? Como é que aguentam o tempo que quiserem com aquilo na boca?
Este processo é muito usado no Japão (Great Kabuki, Great Muta, Yoshihiro Tajiri). O líquido é obtido através da mistura entre água e um corante. O líquido é colocado dentro de uma pequena cápsula e depois existem duas maneiras de a "aguentar" antes de rebentá-la e soltar o líquido. O lutador pode guardá-la dentro da boca e pouco depois de começar o combate rebenta-a a solta o líquido. A segunda hipótese é quando é suposto os lutadores soltarem o líquido "lá mais para a frente". Sendo assim, o árbitro guarda a cápsula e no momento certo passa-a para o lutador sem que ninguém perceba, este coloca-a na boca e rebenta-a, libertando o líquido. Muitas vezes as cápsulas são mantidas debaixo do ringue e, sem que ninguém perceba, os lutadores tiram-nas e metem-nas na boca, rebentando-as e tendo que expulsar o líquido logo a seguir.

Como é que alguém chega a lutador de pro-wrestling? 
O processo mais normal será:

- É aconselhável ter um background desportivo. Muitos lutadores começaram por praticar desportos na escola secundária e universidade. Os desportos mais usuais são basquetebol, basebol, futebol (americano no caso dos EUA) e amateur wrestling. Não é fundamental que se pratique outro desporto, mas pode ser uma ajuda, pois geralmente quem pratica desporto tem uma melhor condição física, isso sim, fundamental para se praticar pro-wrestling.

- Não te deves dedicar só ao pro-wrestling, pensando só nisso como o teu futuro. É normal que não te adaptes ao pro-wrestling, algo que não é para toda a gente, e por isso convém que saibas fazer mais alguma coisa, pois mesmo que consigas fazer do pro-wrestling uma carreira, lembra-te que por volta dos 40 anos terás que te retirar dessa profissão e não são assim tantos os lutadores retirados que continuam a trabalhar no pro-wrestling.

- É aconselhável, senão fundamental, treino de desenvolvimento muscular, o que melhora a força, aumenta o peso corporal e melhora a condição física. Para isso deves treinar musculação num ginásio, seguida por um técnico especializado e praticar uma dieta equilibrada e rica em nutrientes. Isto inclui alimentos e suplementos alimentares. Cuidado com as drogas, que abundam no mundo desportivo, e que representam um perigo para a saúde.

- É fundamental achares uma escola de pro-wrestling, de preferência de sucesso e que seja perto de casa, para não te desmotivares. A partir daqui o que tens a fazer é treinar arduamente, seguir as instruções dos treinadores e não deixes que o ego se apodere de ti, pois essas pessoas são desprezíveis pela maioria e não é boa ideia para quem quer vingar no mundo do pro-wrestling.

Quando um lutador cai no tapete do ringue e este cede, ficando este "enterrado" no ringue, isso realmente acontece? O tapete do ringue cede mesmo?
Na realidade não, pois o ringue está feito de maneira a aguentar muito peso. Para combates onde essa situação ocorra é feito um corte numa das zonas do ringue. Depois basta aos lutadores saberem onde esse corte está e é aí que um deles cai e assim é fácil que o tapete ceda.

Os comentadores dos combates sabem o final destes?
 Sim, sabem o final e assim podem preparar coisas para dizerem. É óbvio que têm que fingir que não sabem, pois dos balneários para fora todos são personagens, até mesmo os comentadores.

E os árbitros, também já sabem o final dos combates ou aplicam as regras normalmente sem saberem o que vai acontecer~?
 Os árbitros já sabem o final dos combates e desempenham um papel muitíssimo importante na realização daquilo que está pré-determinado. São eles que às vezes entregam aos lutadores objectos que estes necessitam para a realização de planos, como foreign objects pequenos, lâminas para praticar blading, etc. Muitas vezes está planeado os árbitros sofrerem golpes "acidentais" (ou propositados), e têm que saber como agir. Os árbitros têm também um auricular, onde pessoal dos bastidores avisa quando se deve levantar depois de ter sido atingido, quando é suposto o combate terminar e o árbitro passa a informação aos lutadores.

Quem fabrica e escolhe os fatos dos lutadores?
Empresas próprias fabricam os fatos e equipamento dos lutadores. Quase sempre os lutadores dão ideias sobre aquilo que pretendem vestir.

Quando vemos em storylines veículos conduzidos pelas personagens, como por exemplo monster trucks, são mesmo os lutadores que na realidade estão a conduzir?
Sim, quase senpre são mesmo os lutadores a conduzir tais veículos, mesmo no caso dos monster trucks (como por exemplo Steve Austin).

O merchandising das promoções de wrestling é da exclusiva resposabilidade das mesmas? E os lutadores, não obtêm lucro com a venda de merchandising da sua pessoa?
O merchandising é da responsabilidade das promoções de wrestling, se bem que parte dos lucros da venda do merchandising (e também de bilhetes para os eventos) vai para a conta dos lutadores.

Os lutadores agem na vida real com os vemos na TV?
Não, os lutadores interpretam personagens e, apesar de se identificarem com elas muitas vezes em alguns pontos, na vida real eles agem de modo perfeitamente normal, ou seja, têm a sua casa, a sua família, dedicam-se a diversas actividades nos tempos livres, como passear, ler, navegar na Internet, ver televisão, jogar videojogos, ouvem música (alguns até tocam), enfim, nada diferente do resto das pessoas.

Quando os lutadores se envolvem em lutas nos bastidores, essas lutas são reais, ou foram previamente planeadas?
 Existem ambos os tipos de "luta nos bastidores" e é fácil distingui-los. Sempre que essas lutas são mostradas na televisão são apenas parte dum angle. De vez em quando existem discussões reais nos bastidores entre lutadores ou outros membros e várias vezes tais discussões acabam em confrontos físicos que são reais, mas nunca mostrados na televisão.

619 seguido de um Batista Bomb seguido de um cover de bruno-wwe às 22:28
Link do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos
5 comentários:
De asdee a 12 de Fevereiro de 2007 às 22:42
aaa


De Y2J a 24 de Dezembro de 2008 às 17:55
Muita boa crónica !!
Feliz Natal a todos e visitem :http://uw-online.blogspot.com/ o melhor site de wrestling em Portugal

Cumps,
Y2J is back to Sacrifice ......


De NiCk L.O.K.O a 2 de Março de 2011 às 13:45
Os golpes sao ensaiados , eu sou um wrestler luto na BWF e sei como funciona . Fui contratado pela CZW mais é tudo falso aqui o link de um video que mostra todas as tecnicas !!!http://www.wwenobrasil.com/2010/08/desvendando-os-segredos-do-wrestling.html


De Stefano a 14 de Janeiro de 2013 às 12:22
Valeu amigo mas eu anda quero saber qual é o nome do material das mesas?


De Stefano a 14 de Janeiro de 2013 às 12:22
Valeu amigo mas eu anda quero saber qual é o nome do material das mesas?


Comentar Post

Participar

Participe Neste Blog

Menu

Home
Notícias
TV Shows
Raw
SmackDown
ECW
Pay-Per-View
Inside
Campeões
Superstars
Power 25
Biografias
Info Wrestling
Downloads
Animações
Cartazes Musicais
Antes de Eles Serem Estrelas
Chibis
Puzzles

Contador e Horas

Free Web Site Counter
Free Web Site Counter

Mais Sobre Mim

Publicações

Resultados da ECW - 25/09...

Resultados da Raw - 24/09...

Resultados da SmackDown -...

Resultados da ECW - 18/09...

Resultados da Raw - 17/09...

Campeões

Resultados do Unforgiven ...

Resultados da SmackDown -...

Resultados da ECW - 11/09...

Resultados da Raw - 10/09...

Publicações Mais Antigas

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Setembro 2006

Links

Cbox


Perguntas

Qual a Brand que mais preferes?
SmackDown
Raw
TNA
ECW
  
pollcode.com free polls
Qual e que axas que e a Diva mais sexy da WWE
Ashley
Candice Michelle
Jillian Hall
Kelly Kelly
Kristal
Layla El
Lilian Garcia
Maria
Melina
Michelle McCool
Mickie James
Rebecca
Torrie Wilson
Victoria
  
pollcode.com free polls
Qual axas que era o resultado entre The Great Khali vs. Umaga?
Ganhava: The Great Khali
Ganhava: Umaga
Empate
  
pollcode.com free polls

Forum

online